Arquivo 81 teve a sua primeira temporada liberada pela Netflix em Janeiro de 2022, e ficou por um tempo dentro dos top 10 programas mais assistidos da plataforma.
A série de terror, em sua primeira temporada tem 8 episódios, e acredito que uma segunda temporada já esteja nos planos da Netflix. ela adapta uma série de terror em podcast, que está disponível em inglês no spotify, e que está em sua terceira temporada.
Com informações contidas na internet, o podcast não tem uma linearidade nas temporadas, sendo cada temporada uma história diferente. Contudo, podemos sim esperar que o seriado continue a história da primeira temporada, que aliás adaptou a primeira temporada do podcast.
Arquivo 81 – Sinopse
Sem spoilers a série conta a história de um homem chamado Dan, que é contratado por um magnata para restaurar fitas que contém vídeos gravados, fitas que foram castigadas por um incêndio.
As gravações são feitas por uma estudante que se chama Melody, e que está pesquisando a história e os moradores de um prédio chamado Visser no ano de 1994.
Dan assistindo as fitas, vai descobrindo as coisas bizarras que estão acontecendo no prédio, e como essas histórias se cruzam também com a sua própria vida.
Crítica
Como a maioria das coisas que assisto, eu procuro não saber nem a sinopse, para realmente me surpreender com cada aspecto da trama, em Arquivo 81 eu sabia o mínimo possível.
Apenas vi o seriado no catálogo e decidi experimentá-lo.
Em seus primeiros episódios, a minha maior sensação foi de curiosidade e tensão, eu queria saber o que estava acontecendo, e curioso para onde a trama me levaria.
A partir do momento em que fui percebendo do que se tratava, ai sim o medo começou a surtir efeito (Sim eu sou uma pessoa medrosa).
Uma sensação de claustrofobia e tensão iam se misturando com a curiosidade e ansiedade.
As atuações estão bem, e trazem muita verossimilhança, fazendo com que eu me importe com os personagens.
O protagonista me agradou também pela sua persistência e obsessão sobre o que estava acontecendo, e me pareceu que tanto eu quanto ele, sentíamos o mesmo sentimento assistindo as fitas.
Apesar de ter gostado bastante da série, e ter realmente sentido medo, coisa difícil em obras mais atuais, confesso que fiquei um tanto decepcionado com o final.
Embora uma segunda temporada seja iminente, eu acredito que o seriado teria mais uma cara de minisérie, com uma história fechadinha, em 1 temporada.
Acredito que 8 episódios estariam de bom tamanho, e que uma segunda ou terceira temporada seriam descartáveis.
Claro que isso pode mudar, e que uma segunda temporada possa completar a minha experiência.
Porém o meu medo é que o seriado se torne uma espécie de Supernatural, o que claramente não é a proposta da história.
Contudo, eu gostei até bastante da série, senti medo, senti tensão, senti curiosidade, pelo menos nessa primeira temporada, e o que nos resta é esperar uma segunda para conseguirmos dizer se vale a pena continuar ou não.
–> Veja aqui o teaser de Pinóquio de Guilherme del Toro.
Se gostou dessa crítica, deixe o seu comentário e te espero em uma próxima oportunidade.
0 Comments